Imagem capa - Cerimonial e os Fotógrafos... Sintonia total. por Estúdio Equilíbrio
Noivas e Noivos15 AnosCasamento

Cerimonial e os Fotógrafos... Sintonia total.



A IMPORTÂNCIA DA SINTONIA ENTRE FOTÓGRAFO E O CERIMONIAL


Quem nunca foi num casamento onde o fotógrafo e o cinegrafista eram os principais destaques e pouco se via dos noivos e da própria cerimônia? Muito mais comum do que deveria, a falta de sintonia entre o fotógrafo e o cerimonial no casamento pode prejudicar toda a organização e beleza do evento.

A situação chegou a alguns extremos, como igrejas que vetam ou limitam a participação de fotógrafos e cinegrafistas, exatamente pelos excessos cometidos por esses profissionais em busca do melhor ângulo. Os atritos entre cerimonialistas e fotógrafos também acontecem com certa frequência e podem gerar situações constrangedoras para eles e, principalmente, para os noivos e seus convidados.


A atuação do cerimonialista no casamento hoje

Se antes as cerimônias de casamento eram organizadas por familiares e tinham um aspecto mais improvisado e emotivo, mesmo por famílias mais ricas, hoje eles estão se transformando em superproduções.

Mesmo uma cerimônia mais íntima e pequena requer pelo menos uma dúzia de profissionais para sua realização. A criação de novas frentes de trabalho surgiu com a modernização da cerimônia de casamento, que vem se tornando um dos negócios mais rentáveis e em expansão dos últimos anos.

Os noivos já não conseguem mais orquestrar a complexidade de detalhes e profissionais que compõe o evento, principalmente no dia do casamento onde em outras épocas eles se dividiam entre a emoção do dia com a preocupação sobre o local, Buffet, decoração e outros itens. Para resolver essa questão surgiu o cerimonialista, responsável por organizar todos os acontecimentos do casamento, desde o seu planejamento até sua concretização.

O cerimonialista completo assessora a seleção e cotação de preços dos profissionais, formaliza os contratos, define o projeto de acordo com o interesse dos noivos e alinha um roteiro do casamento com os noivos e os profissionais envolvidos. Há ainda os contratados somente para o dia do evento, onde se ocuparão em manter tudo em ordem, conforme o previamente acordado.

O seu trabalho é reconhecido quando tudo transcorre perfeitamente na cerimônia e os noivos conseguem aproveitar o momento de forma imersa e completa, sem se preocuparem com detalhes da organização.

Cerimonialista e fotógrafo: uma parceria bem-sucedida

E é na boa administração do cerimonialista que o fotógrafo consegue fazer seu trabalho da melhor forma. Tudo porque em alguns momentos pontuais da cerimônia, a orientação do cerimonialista é fundamental.

Como na entrada dos pais dos noivos e dos padrinhos, que com a ajuda do cerimonialista é feita de forma alinhada e ordenada, perfeita para que o fotógrafo possa fazer os melhores de todos os participantes, sem que fiquem amontoados. Ele também auxilia para que a entrada da noiva não seja atrapalhada por convidados atrasados e que podem aparecer no registro.

O cerimonialista também é importante para a montagem das fotos posadas entre os noivos, seus padrinhos e familiares. É ele quem localizará os envolvidos e agrupará para que seja feito o registro, sem sobrecarregar o fotógrafo com essa questão.

Esses e outros aspectos são pensados bem antes do evento, através do ensaio da cerimônia feito com os principais integrantes da festa, o cerimonialista, o fotógrafo e o cinegrafista. Todos eles devem possuir a lista de fotos que os noivos desejam, inclusive com as pessoas que fazem questão além dos familiares e padrinhos.

Assim, o dia do casamento acontece com naturalidade, e sem problemas.

Com toda essa sintonia, fica muito mais fácil para o fotografo registrar também as imagens descontraídas, espontaneas e inusitadas do evento, já que se sentira mais livre e auxiliado pelo cerimonialista.

Fábio Vimas